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A Inteligência Emocional dentro dos negócios

Updated: Dec 20, 2021

Costuma haver o entendimento de que negócios não têm muita relação com emoções. Porém, negócios não são “apenas” negócios, eles envolvem pessoas com sentimentos e emoções.


A estratégia, então, é saber administrar as emoções gerenciando pessoas e situações, com o objetivo de atingir o sucesso.


É aqui que entra a inteligência emocional.


O que significa ser emocionalmente inteligente?


Em geral, uma pessoa é inteligente emocionalmente se consegue traduzir em comportamentos claros aquilo que vê, ouve e sente. Há variados níveis de inteligência emocional, assim como existem diferentes tipos de inteligência.


Segundo Daniel Goleman, autor do best seller Inteligência Emocional, o QE (Quociente emocional) tem 80% de influência em nosso sucesso e os outros 20% são destinados para o QI (Quociente de Inteligência). Ou seja, o quociente emocional tem maior impacto em nossa carreira do que as nossas hard skills.

 

Entenda o significado de QE


QE é conhecido como quociente emocional, nada mais é do que a capacidade de identificar e gerenciar as próprias emoções, assim como receber com empatia as emoções dos outros.


É importante perceber que tanto o sucesso de indivíduos quanto de organizações dependem do QE, pois a capacidade de ler sinais de outras pessoas desempenha um grande papel em como os negócios são conduzidos interna e externamente. As emoções têm o poder de impactar a si e aos outros de maneira negativa ou positiva, especialmente quando confrontadas com situações desafiadoras ou de alta pressão.


Para que serve o QI?


Os testes tradicionais de QI foram criados para filtrar pessoas conforme a sua capacidade de processar informações. A principal vantagem de saber o QI consiste em perceber o grau de facilidade que a pessoa tem para aprender coisas novas ou para desempenhar uma determinada função. Isto é, pessoas com um QI mais alto geralmente precisam de menos informação para aprender algo novo ou são mais adequadas para desempenhar uma função, enquanto pessoas com um QI menor precisam de mais tempo e de informação mais detalhada.


Existe um grande debate contra o uso do alto QI como preditor de sucesso das pessoas. Sim, o QI tem um papel, mas na maioria das vezes, ele não é o mais importante. Afinal, você pode ser uma pessoa muito inteligente, mas não saber administrar bem as suas emoções, por exemplo. Isso tem um grande impacto na sua vida como um todo, mas principalmente no ambiente de trabalho.


 

Líderes eficazes são emocionalmente inteligentes


Os verdadeiros líderes podem monitorar seus humores através de autoconsciência. É possível mudá-las para melhor através da autogestão, compreender o seu impacto através da empatia, e agir de forma que aumentam o humor dos outros, através da gestão do relacionamento.


Goleman, após estudar o comportamento dos alunos numa escola, descobriu que o homem mais bem-sucedido – tendo sido considerado por todos dessa forma – não foi o aluno mais inteligente ou o mais trabalhador da escola, mas aquele que sabia como fazer os outros se sentirem mais relaxados e confortáveis perto dele.


Desenvolver essa inteligência emocional ajudará você e organizações inteiras a realizarem todo o seu potencial e melhorarem seus relacionamentos com outras pessoas.



A importância da inteligência emocional

nas empresas


Esse é um pilar que impacta diretamente nos resultados das organizações. Ter profissionais com inteligência emocional é o que ajuda a sustentar o negócio a longo prazo.


O primeiro indicador de inteligência emocional é perceber se o profissional tem uma auto-avaliação precisa. Ele precisa ter a capacidade de se enxergar como ele realmente é ou o mais próximo do que realmente é. Outro indicador é a compostura. A capacidade de lidar com situações difíceis mantendo o eixo. Não significa ser uma pessoa fria, não significa não ter reação. Significa conseguir manter a calma ou a relativa calma, o controle das emoções, para conseguir ter raciocínio e tomar as ações necessárias com a intensidade necessária.

 

Passos para melhorar a inteligência emocional




Os caminhos para melhorar sua inteligência emocional são infinitos, mas aprender como gerenciar o estresse é o primeiro e mais importante. Porque, se você não consegue controlar suas emoções, provavelmente também não está controlando seu estresse.




  • Tente perceber o que as outras pessoas estão sentindo.

  • Ouça o que outras pessoas têm a dizer.

  • Atente-se a linguagem corporal, o corpo transmite muitas mensagens.

  • Coloque-se na perspectiva de outra pessoa para entender seu ponto de vista.

  • Tenha empatia com as outras pessoas. Imagine como você se sentiria na situação delas.

  • Considere como as emoções influenciam suas decisões e as de outras pessoas.

  • Controle seus pensamentos enquanto escuta os outros.

  • Aprenda a raciocinar sobre as emoções que surgiram. Não reaja imediatamente.


A ideia da inteligência emocional aplicada no universo corporativo não é defender a emoção como inimiga do comportamento empresarial bem-sucedido, mas promover a avaliação do quão relevante uma emoção é para uma decisão específica, a fim de agir de maneira adequada.



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