top of page

Por que o propósito é tão importante para as empresas?

O propósito de uma empresa é a força-motriz que guia todas as ações e atividades realizadas por ela. É também uma maneira de se mostrar ao mundo, de conectar colaboradores e conquistar clientes, de se posicionar perante situações e de mostrar como a organização faz a diferença em meio a tantas outras marcas. Mas você entende por que o propósito é tão importante para as empresas? Neste artigo, trazemos algumas falas de especialistas e estudos que vão te ajudar a entender melhor este artifício corporativo. Confira:



O que é propósito?

Antes de tudo, é preciso compreender o que significa “propósito”. Na definição da própria palavra, é algo que move as pessoas, uma vontade, um objetivo a se alcançar. Portanto, levando este conceito para o contexto empresarial, o propósito de uma empresa diz respeito à razão pela qual ela funciona. Isso define sua marca e cultura organizacional, resume os valores históricos, éticos, práticos e emocionais da empresa. Para Alessandro Vay, Diretor de RH da Cushwake, “propósito não é um objetivo simples a ser alcançado, demanda tempo, trabalho contínuo e foco”.




Qual a importância do propósito para uma organização?

Além de expressar a essência de uma organização, o propósito tem a função de nortear a empresa em suas ações, pois é um guia. A longo prazo, auxilia no alinhamento entre gerência, diretoria e acionistas. Mas a curto prazo, pode ajudar no processo seletivo de novos colaboradores para a organização, pois assim atrai pessoas que possuem objetivos comuns aos da organização e que se identificam com a cultura.


Ter um propósito bem definido também contribui para que os atuais colaboradores da empresa se sintam bem trabalhando. Segundo estudo realizado pelo Korn Ferry Institute, 90% das pessoas que trabalham em uma organização que possuem um propósito forte relataram sentir-se mais engajadas. Já dentro de empresas que não são orientadas para um propósito, somente 32% dos colaboradores responderam ter o sentimento de conexão com as tarefas que realizam no dia a dia.


Você consegue enxergar como o propósito é tão importante agora?



Não é marketing, é razão de ser

É muito importante também elucidar que o propósito precisa estar vivo dentro da empresa, e não ser utilizado de maneira superficial como uma estratégia de marketing. Paula Harraca, Diretora de Estratégia do AcelorMittal, acredita que o propósito é a causa da organização que materializa sua proposta de valor para 4 stakeholders: clientes, comunidades, colaboradores e capital. É uma convergência de uma razão de ser, seja um problema, causa ou qualquer outra coisa que venha a se resolver na sociedade.



Dicas de como traçar o propósito da empresa

Agora, confira algumas dicas de como você pode desenvolver este propósito:
  • Pense de dentro para fora: reflita por que a sua empresa existe, qual a sua razão, essência e filosofia.

  • Faça uso do Golden Circle: essa ferramenta de marketing pode te ajudar a compreender o que a sua empresa faz, e oferece; como ela faz tudo isso e por que ela faz o que faz.

  • Mantenha a honestidade sempre: mostre como essa filosofia guia as decisões de negócio da sua empresa, as contratações, a cultura e o desenvolvimento das pessoas.

  • Peça ajuda: ninguém entende melhor uma organização do que seu próprio dono, porém, a ajuda de sócios e colaboradores é sempre bem-vinda, pois assim você pode compreender pontos importantes que podem passar despercebidos e visões diferentes que ainda não conhecia.

  • Pontue os “nãos”: o propósito não é somente sobre o que a sua empresa é ou faz, mas também o que ela não é e também o que não está disposta a fazer. Posicionar-se é a chave para conquistar seguidores engajados para a sua causa.

  • Busque melhorias: o propósito é um processo que pode ser melhorado sempre. Portanto, esteja aberto a feedbacks e mudanças.

  • Espalhe a sua essência: por fim, divulgue o propósito da sua marca em todos os canais de comunicação possíveis. Seja em forma de campanhas, comunicados, comentários e posicionamentos. O que importa é manter-se coerente com as suas ações e decisões.



Este foi o nosso artigo sobre por que o propósito é tão importante para a sua empresa. Quer conhecer mais conteúdos sobre o universo corporativo? Nos siga nas redes sociais @amchamclass
161 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page