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Como as organizações podem promover experiências centradas no cliente?

A maneira Customer Centric de fazer negócios é focada em entregar uma ótima experiência ao cliente antes e depois da venda, com a finalidade de impulsionar novos negócios, aumentar a fidelidade e melhorar o crescimento do negócio.


No entanto, uma empresa voltada a essa estratégia exige mais do que oferecer um bom atendimento ao cliente.


A Amazon, é um exemplo excelente de marca que é centrada no cliente e passou anos criando uma cultura em torno do cliente e de suas necessidades. Seu compromisso em fornecer valor ao cliente é genuíno.


Compreendendo o conceito de Customer Centric


O conceito Customer Centric é utilizado para empresas centralizarem suas estratégias no consumidor. Elas estudam as jornadas de compra, as preferências do público-alvo e proporcionam melhorias constantes em cada etapa do relacionamento com o cliente. Uma empresa que possui estratégia com foco no cliente integra todas as áreas para garantir maior satisfação, desde o atendimento inicial até o processo pós-compra. O cliente é o centro, o núcleo, o tempo todo. Solucionar problemas e personalizar produtos e processos é o que realmente torna essa estratégia eficaz.


No entanto, há uma coisa que precisamos estabelecer com antecedência: uma mudança cultural dessa magnitude requer muito tempo e não pode ser feita sozinha. Certifique-se de obter o verdadeiro apoio de sua equipe de liderança e cerque-se com uma forte coalizão de mudança antes de embarcar nesta jornada.


O que os clientes tem haver com o

sucesso do negócio?


Ter clientes é o que traz sucesso para qualquer negócio. Por isso, reconheça o verdadeiro valor dos consumidores que apoiam a sua marca. Pesquise sobre o seu público e entenda suas dores e necessidades para antecipar as melhores soluções, isso com certeza fará toda a diferença na implantação de uma estratégia com foco no cliente.



Para entender melhor o seu cliente, você precisa de dados. Veja alguns exemplos:

  • Aplique pesquisas que possam medir o nível de satisfação.

  • Analise o mercado.

  • Realize entrevistas exploratórias com o seu cliente para ter bons insights (seja por uma ligação, whatsapp ou através de e-mails).

  • Invista em um bom sistema CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente)

  • Acompanhe o envolvimento do seu público com os seus conteúdos nas mídias sociais e mensure sempre os resultados.

  • Observe toda a experiência de jornada de compra em todos os seus canais disponíveis, sejam físicos ou digitais.


Os 3 pilares da cultura Customer Centric


Como você implementa uma abordagem centrada no cliente? De uma maneira geral, você pode organizar a implementação da cultura em três fases:


The Gate: A busca pela centralização no cliente começa na fase de contratação, o portão de entrada.

A Cerca: Uma parte significativa de seus funcionários está sentada na cerca e precisa de um empurrão, em outras palavras, encontre algo que os motive.

A Casa: Crie um ambiente em sua empresa onde os funcionários estejam confortáveis em ajudar clientes e colegas de trabalho.


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