top of page

Tudo o que você precisa saber sobre Hard Skills

É inegável que a capacidade técnica (hard skills) é um fator que deve ser observado na hora da contratação.


Apesar de ser um termo americano, Hard Skills tem sido muito utilizado pelas empresas aqui no Brasil e principalmente na parte de recursos humanos.


Mas afinal, o que é Hard Skills?


Hard Skills são habilidades que permitem que você cumpra deveres e responsabilidades específicas do trabalho. São habilidades específicas e ensináveis: algo que pode ser medido e definido. Elas podem ser aprendidas por meio de cursos, treinamento vocacional e no trabalho. Essas habilidades geralmente se concentram em tarefas e processos específicos, como o uso de ferramentas, equipamentos ou softwares.


Quais são os tipos de Hard Skills?


Habilidades técnicas | Habilidades de informática | Habilidades analíticas | Habilidades de vendas | Habilidades de apresentação | Habilidades gerenciais | Habilidades de gerenciamento de projetos | Habilidades de escrita | Habilidades de design | Certificações

As hard skills são fundamentalmente importantes na hora de conseguir um emprego. São as habilidades que constam em seu currículo ao procurar uma vaga e são elas que vão te ajudar a conseguir estabelecer uma carreira sólida e de sucesso.


Você pode estar se perguntando agora: “como posso começar a desenvolver as hard skills para alcançar meu emprego dos sonhos?” Pensando nisso, vamos te ensinar como é possível desenvolver da melhor maneira as suas hard skills nos próximos tópicos.


 

Atualize-se constantemente


Depois de conquistar um certificado, não cometa o erro de acreditar que já sabe tudo que poderia ser aprendido. Primeiro que isso seria impossível, já que sempre haverá algo novo a se aprender independentemente do assunto, e segundo que os conhecimentos se atualizam. Todo ano surgem novidades nas mais diversas áreas e elas podem representar uma mudança considerável em determinado assunto.



Logo, ser uma pessoa sempre atenta e manter o hábito de se atualizar em relação às novidades referentes aos assuntos que te interessam é sempre uma boa escolha e vai garantir que você nunca fique para trás ou que tal objeto de estudo represente uma surpresa durante uma entrevista de emprego.


Diversifique seus conhecimentos


Quando focamos em determinado assunto, acreditamos que quanto mais específico for o nosso conhecimento, mais saberemos sobre. Esse é um erro muito comum. Profissionais tendem a querer ser os melhores em suas áreas de conhecimento, mas quando alguém questiona sobre outro assunto de outra área, é comum que travem e não saibam responder.


Cada vez mais startups e empresas procuram por profissionais que sejam transdisciplinares, ou seja, que tenham domínio em mais de uma área de conhecimento. Por isso, ser uma pessoa programadora e ter conhecimentos de história da arte ou até mesmo literatura pode ajudar muito durante um pitch.


Uma alternativa para o seu negócio


No futuro, uma estratégia baseada em vasculhar o mercado e adquirir pessoas ou equipes

qualificadas pode não ser uma opção para todas as empresas: a oferta de talentos

simplesmente pode não estar lá.


Uma alternativa é desenvolver as habilidades dos funcionários atuais, para se adaptarem a novas funções, redesenhar processos de trabalho ou redistribuir funcionários com habilidades específicas para outras tarefas ou entidades dentro da organização.


Muitas empresas bem-sucedidas já estão aprendendo esse tipo de adaptação.


Na verdade, 55% dos líderes de empresas com US $ 1 bilhão ou mais em receita anual disseram que, lateralmente, moveriam mais pessoas para funções diferentes ou totalmente novas do que iriam assumir.



Interessante não?
Compartilhe com seus colegas.

45 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page