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Pitch, o que é e como fazer um discurso poderoso.

Para iniciarmos este assunto, é preciso entender o que realmente significa fazer um pitch.


O pitch é uma apresentação breve e direta que pode ser feita para vender um produto, serviço, uma empresa ou simplesmente uma ideia.


Durante o pitch, a pessoa deve explicar o seu projeto, os seus diferenciais e em qual mercado vai atuar, assim como os seus objetivos com essa explanação. É um primeiro contato com o investidor ou com cliente, um primeiro passo para o que pode ser uma parceria no futuro.


O principal objetivo


A meta do pitch de vendas é conseguir impressionar o potencial cliente com uma apresentação objetiva, porém, que contenha a essência do negócio que você quer vender.


Principalmente no cenário atual, em um momento onde o mercado encontra-se cada vez mais dinâmico e competitivo. Se você deixar a pessoa escapar para “dar uma pensada”, as chances de ele nunca mais voltar são gigantescas!


Pode até existir uma concorrência que está inerte, mas existe também a concorrência está sempre atenta. Logo, torna-se necessário treinar seu time para que sejam persuasivos e eficientes desde o primeiro contato com o possível cliente.


Não ter um pitch de vendas é algo que está atrapalhando o seu negócio? Isso pode começar a tirar o seu sono daqui algum tempo. Então, leia este artigo para conhecer algumas técnicas que nós do Amcham Class preparamos para você.


 

Aprenda a contar histórias de forma breve


Ao fazer um pitch é importante se lembrar de manter o público interessado, e nada melhor do que a sensação de identificação com o problema apresentado. Uma boa forma de gerar conexão é trazer um impacto por meio de personagens e histórias reais ou personagens fictícios inspirados em casos reais. Técnicas de narrativa – como o storytelling – são ótimas para guiar a apresentação. Mas cuidado para não se perder na história, lembrando que o pitch é para ser uma apresentação rápida. A história é uma maneira de sustentar o seu pitch mas não é o objetivo principal.


Tenha uma proposta única de valor



É a promessa de valor a ser entregue por sua empresa que contém a principal razão pela qual os clientes deverão comprar seu produto ou serviço. Ou seja, de uma maneira geral, você precisa exemplificar como sua ideia se caracteriza, o que ela oferece de solução e qual o diferencial dela em poucas palavras.




Basicamente, uma proposta de valor deve ser:
  • Clara: precisa ser de fácil entendimento, muitas vezes um cliente não possui conhecimento técnico de mercado. Sendo assim, quanto mais fácil a linguagem que você utilizar, mais engajamento você trará a sua empresa.

  • Objetiva: deve ser escrita em poucas palavras, geralmente contida em uma única frase de efeito. Quanto mais curta, mais fácil os clientes se lembrarão de você.

  • Indispensável: é essencial exemplificar muito bem o que sua empresa oferece como solução. Portanto, você deve evidenciar para o cliente quais os benefícios do seu negócio.

  • Única: precisa possuir um diferencial em relação ao que as outras empresas estão oferecendo.


Não é nenhuma novidade que é necessário se posicionar de maneira diferente dos concorrentes.


A maioria dos empreendedores sabem desses conceitos, porém ainda não encontraram uma maneira mais prática de organizar a principal ideia com relação a diferenciação de seus produtos/serviços.


Quando você utiliza uma proposta única de valor de forma clara e ordenada, você poderá trabalhar muito melhor suas estratégias de negócio e de comunicação, afinal você sabe muito bem o que vender e como vender.


Exercite o seu pitch, mude-a cada vez que algum valor ou conceito estiver desalinhado com sua proposta, e principalmente, aplique-a no seu cotidiano, e certamente, os resultados aparecerão.



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